Como fazer uma horta em Condomínio

horta7

No último sábado tivemos uma festa em nosso Condomínio para comemorarmos as conquistas realizadas. Para mim foi algo inédito, considerando que é o primeiro imóvel que somos proprietários, mas foi encantador! A sensação de fazer parte de uma comunidade, mesmo que pequena, foi muito boa, pois nesta festa conhecemos melhor nossos vizinhos e houve muita troca de ideias, dentre elas de como fazer uma horta no Condomínio. Como temos um jardim muito grande na frenta do prédio, pois o edifício é recuado em relação a rua, há muito espaço para fazermos a horta. A minha sugestão foi a opção pela horta vertical feita com canos de PVC, que tive conhecimento há alguns anos atrás em um programa na TV, considerando ainda o custo muito baixo e praticidade. Então, está será minha prioridade! Sempre foi meu sonho fazer uma horta e poder colher meus temperos, hervas ou saladinhas direto da terra e sem agrotóxico! Na busca de informações pela internet, encontrei algumas dicas e modelos do que pretendemos fazer. Além do modelo em canos de PVC, adorei a horta para Condomínio feita de garrafas pets…além da funcionalidade e custo quase zero há o fator sustentável, que é tão importante atualmente.

Dicas para escolher as melhores hortaliças e ervas:

Alfaces, rúculas e couve geram várias colheitas, se colhermos somente as folhas externas. Em cultivo caseiro não há necessidade de cortar toda a alface por exemplo, pois retirando apenas as folhas externas, elas continuam brotando e teremos saladas por mais tempo. A couve deve ser colhida sempre pelas folhas de baixo, não devemos retirar as folhas menores na parte de cima da planta, pois a planta irá morrer.

Cebolinha, salsa e coentro: devemos fazer a colheita com tesoura, deixando 3 cm no galho cortado para que eles brotem novamente.

Estas são algumas dicas que encontrei, posteriormente irei postar a horta do meu Condomínio e o passo a passo da montagem.

ervas flores horta horta2 horta3 horta4

No Responses

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *